Anatomia de um Prato


Embora haja experiências com pratos feitos com materiais orgânicos (resina, fibra), vamos assumir que todos os pratos sejam feitos de metal. O metal utilizado é geralmente uma liga metálica. As ligas mais utilizadas são bronze e latão. O latão é uma liga composta de Cobre, Zinco e eventualmente Fósforo e/ou Níquel. O bronze é composto de Cobre e Estanho. Cada uma das ligas pode ter diferentes proporções de cada metal. Estas proporções influem diretamente sobre o modo como o metal vai reagir quando percutido. Ligas mais "moles" tendem a vibrar menos e com menor intensidade. Ligas mais "duras" possibilitam um som mais brilhante e intenso. O latão utiliza metais mais baratos em sua composição, daí o menor custo. Por outro lado, o latão é uma liga mais "mole", que resulta em um som menos rico que o bronze.
No caso do bronze, é a proporção de estanho que vai determinar o "padrão" da liga. O chamado Bronze B8 é uma bronze com 8% de Estanho. O B20 tem 20% de Estanho e assim por diante. Os fabricantes "top" afirmam que além do cobre e estanho, entram na liga metais nobres como Cromo, Ouro, Titânio, Prata e Platina em quantidades ínfimas. Na verdade, há um grande segredo industrial em torno da composição exata das ligas de bronze e jamais teremos certeza sobre ela. A liga B20 é a mais prestigiada entre os fabricantes de pratos de primeira linha porque tem características que possibilitam boa resposta ao martelamento manual e resultam em um som mais exclusivo e rico que as outras ligas. A liga B20 também tem maior elasticidade, que se traduz em maior resistência. Existem no mercado opções intermediárias de ligas B12 e B15, com diferentes resultados sonoros.
Um prato convencional tem três regiões distintas: a cúpula (Bell), o corpo e a borda. A cúpula é a parte mais arredondada que circunda o furo central; o corpo é a superfície quase plana do prato e a borda é a região periférica do prato. Cada região pode ser moldada de modos distintos quanto à espessura, acabamento da superfície, desenho, tamanho, curvatura, e provavelmente mais alguma coisa que eu devo estar esquecendo. A partir do ponto de contato da baqueta vão ocorrer ondas provocadas pela deformação do prato que se propagam por sua superfície. O ar circundante à superficie vibra em ressonância e propaga o som do prato. De todo modo, quando um prato é percutido, é a interação entre as vibrações nestas três regiões que vai determinar as características sonoras do prato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sobre Pratos de Bateria | by TNB